GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

EPA promete redução dos gases de Efeito Estufa nos EUA


Os Estados Unidos, país líder no ranking de poluição no mundo, resolveu dar um presente de natal para o planeta. No dia 23 a administração do presidente Barack Obama informou que pretende regular as emissões de gases causadores do efeito estufa nas usinas de energia.

A decisão foi tomada após o fracasso de uma legislação sobre mudança climática no congresso. Segundo a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) as medidas só entrarão em prática a partir de 2012. A agência anunciou a intenção de regular as emissões de gases de efeito estufa nas usinas que funcionam com energias fósseis (petróleo, gás, carvão) e refinarias de petróleo.

Essas usinas e refinarias que serão mais severamente controladas somam juntas 40% da emissão de gases nocivos ao meio ambiente nos EUA. Lisa Jackson, diretora da EPA, disse em comunicado que o governo, ciente de que a poluição “ameaça a saúde e o bem-estar dos americanos e contribui para as mudanças climáticas”, vai honrar o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes, mas de forma “comedida e prudente”.



A notícia foi uma surpresa bem recebida por outros países, já que os Estados Unidos adquiriu fama por ser inflexível no que diz respeito às questões ecológicas.

Agora resta esperar que essas mudanças funcionem de fato e alterem de maneira eficaz a porcentagem hegemônica da poluição norte-americana.

 

fonte: Exame.com; Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA)


27 de dezembro de 2010