GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

ENTREVISTA GREEN: Tiago Camilo



O talento do judoca Tiago Camilo já foi recompensado por duas medalhas olímpicas: prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008. Ele tem ainda um ouro no Mundial de 2007, realizado no Rio de Janeiro, e mais três medalhas douradas nos Jogos Pan-americanos do Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Nessa entrevista, o campeão reflete sobre esporte e sustentabilidade.

GN: O esporte pode ajudar na saúde do mundo? Como?
TC: Acredito que o esporte é uma ferramenta de saúde. Quando você entende o real sentido do esporte, passa a ter bons hábitos tornando-se uma pessoa mais saudável e consciente.

GN: Quais são exemplos interessantes de sustentabilidade nas competições que já participou?
TC: Em Londres 2012, eu vi muitos. Construções, matéria-prima e reciclagem foram algumas das metas do Comitê Organizador, provando que é possível cuidarmos do planeta independente do que fizermos.

GN: Sustentabilidade na RIO 2016 em uma frase.
TC: Consciência para uso dos bens naturais e reciclagem de todo o lixo.

GN: O atleta da sua modalidade é comprometido com as questões ambientais?
TC: Ainda estamos longe de chegarmos nesse ponto. Acredito que a educação é o melhor caminho para termos um mundo melhor.

GN: Você tem hábitos de rotina para reduzir impactos ambientais?
TC: Hoje, o assunto economia de água é o mais abordado. Lutamos contra o desperdício, tanto de água quanto de energia, pois ambos estão interligados. Sempre que possível, tento fazer a minha parte e influenciar as pessoas que estão ao meu lado para preservar nossos recursos naturais.


15 de outubro de 2015