GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Entrevista com Nelson Correia Filho, autor ficcionista do "Esse Falso"


Preocupado com a escassez de água que engloba diversos lugares do planeta, o cineasta Nelson Antônio Andrade Correia FIlho criou o curta "Esse Falso". A obra foi a escolhida  pelo Juri Popular na categoria de ficção, que retrata a má distribuição da água no mundo e suas consequências para o futuro.

Saiba um pouco do criador da obra!

Como foi o processo criativo da obra vencedora? me fale um pouco sobre.
Um dia em minha casa, faltou água. Fiquei irado, porque sabia que água existia, mas só não tinha no meu chuveiro, enquanto jorrava numa fonte qualquer. A ideia de falar da falta de água foi crescendo, daí fiz o roteiro, convidei um amigo diretor de fotografia, uma amiga pra o som direito e dois amigos do bairro (não atores). Eu fiz o papel principal.

Um dos propósitos do Green Nation Fest é estimular a produção de obras voltadas para o tema sustentabilidade. Para você,  de que forma a sua criação pode mobilizar a sociedade a pensar mais sobre o desenvolvimento sustentável?

Água. A grande questão. Vai faltar ou não no futuro? Muitos acham que como somos um planeta com maior território de água e que sua falta é uma lenda. Creio que vai ser mais caro que diamante num futuro próximo!

E de uma forma bem humorada, tentei transmitir que mesmo com água, podemos ficar sem ela ("é pra ver jorrar e não se banhar").

Sua obra foi uma das escolhidas entre as 764  inscritas. Como é a sensação de ganhar um prêmio escolhido pelo juri popular? Você fez algum tipo de campanha? Que tipo de público você acha que te prestigiou com votos?

Caramba! É um misto de sensações, porque ganhei um prêmio importante, mas, tive pouco reconhecimento aqui na Bahia. Fiz campanha entre os meus amigos.


Quanto a responsabilidade socioambiental, você já participou ou participa de algum projeto voltado para as causas ambientais? se sim, me fale um pouco sobre eles.

Não participo. Acho que indiretamente, através desse filme e de outros. Além deste título, tenho outros vídeos ambientais.


26 de junho de 2012