GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Entrevista com Julio Cesar Santos, fundador do Instituto Doe Seu Lixo


Dar oportunidades profissionais, sustentar o meio ambiente, reciclar, essa é a proposta da ONG Doe Seu Lixo. Fundada em 2003 pela atriz Isabel Fillardis, ao lado de seu marido, o gestor ambiental Julio Cesar Santos, a organização gerou emprego e renda às pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza, e foi o ponto de partida da  luta pela valorização e profissionalização dos catadores de materiais recicláveis.
Confira a entrevista que o Green Nation fez com Julio Cesar:

Desde a sua fundação, o Instituto Doe Seu Lixo vêm gerando emprego àqueles que não tiveram  chance no mercado de trabalho. Quais são essas oportunidades?
Além de dar oportunidade e melhores condições de trabalho aos catadores de materiais recicláveis, também contamos com profissionais da área de meio ambiente, entre eles geógrafos biólogos e gestores ambientais.

Em novembro de 2008, foi realizado o " Doe Seu Lixo por Música", na Praça da Apoteose. Foi o primeiro show pago com lixo reciclável. Existem planos para um novo evento?
Existem planos para uma nova edição do Doe Seu Lixo por música em 2013.

Além do "Doe Seu Lixo porMúsica", vocês realizam outros tipos de projetos?


Em novembro lançaremos o Rio Eco Moda, um evento de moda ecologicamente correta que reunirá exposição de fotos, mesa-redonda, desfiles e conscientização ambiental. Nossa intenção é divulgar a moda ecologicamente correta através de um evento que faça com que as pessoas percebam que designe e consciência ambiental é uma combinação não só possível, como de extrema necessidade.

No dia 20 de março, o instituto inaugurou a primeira usina de triagem e reciclagem do Estado do Rio de Janeiro (UTR-RJ). Quais os benefícios que a usina traz para o Rio de Janeiro?

O papel do instituto é dar todas as ferramentas para que uma cooperativa possa buscar sua eficiência administrativa, financeira e operacional e auxiliá-las nesse processo. Com a construção da usina comprovamos que, em condições melhores de trabalho, com equipamentos de alta tecnologia e em ambiente salubre, os catadores têm seu trabalho valorizado e mais produtivo, servindo de exemplo para outras cooperativas no estado.

Para onde vai o lixo que doamos? Qualquer um pode doar?


Recebemos o material reciclável em nossa usina e esse período é separado, classificado e vendido às industrias de reciclagem.

Qual a participação do instituto no Green Nation Fest?


Estamos fazendo a gestão de resíduos do festival. Durante todo o evento recolheremos os resíduos recicláveis e, ao termino de tudo, será gerado um relatório de benefícios ambientais baseado na coleta desses resíduos. Assim poderemos informar o quanto foi contribuído para a natureza ao realizar a coleta seletiva.


06 de junho de 2012