GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Entrevista com Flavia Trindade, diretora do filme "O Abrigo"


Sustentar a natureza também é prezar pelo direito dos animais. Foi pensando nisso que Flavia Trindade, diretora do longa "O Abrigo", decidiu fazer um documentário que mostrasse a relação do homem com os animais num momento de catástrofe natural.

De maneira emocionante e reflexiva, o filme conta a história de pessoas que uniram suas forças para resgatar animais que ficaram perdidos durante grande tempestade ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro em 2011.

Com menos de uma semana para o Green Nation Fest, entrevistamos Flavia Tridade para saber um pouco mais do propósito do documentário. Confira!

 

Quais são suas expectativas ao participar do Green Nation Fest?

Fico muito feliz em exibir O Abrigo no festival que tem como compromisso promover a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Esse fime nasceu da necessidade de discutir nossa relação com os animais a partir das consequências de uma catástrofe natural, e quando ele se torna parte de um evento dessa natureza eu posso dizer que ele já está cumprindo sua tarefa.


De que forma o filme "o abrigo" pode sensibilizar a sociedade sobre o direito dos animais?

Quando uma pessoa decide assistir a um documentário dessa natureza, ela está de alguma forma direcionando seu olhar. E se essa comunicação  se estabelece, coisas maravilhosas podem acontecer.

Nos intervalos das gravações minha equipe ajudava voluntários a carregar enormes sacos de ração, trocava a água das vasilhas, entre outras coisas, foi aí que percebi que alguma mudança estava acontecendo. Durante todo o processo de realização do filme, tive a sorte de contar com profissionais que se sensibilizaram e  por esse motivo abraçaram o projeto, que foi realizado sem nenhum patrocínio. A patir daí pensei que se essa mudança de comportamento aconteceu ao meu lado, poderá também funcionar em uma escala mais ampla. Quando você mostra um problema de tão perto, as chances de um maior entendimento e mobilização são potencializadas. O cinema é uma ferramenta maravilhosa para isso.



Qual a conexão você enxerga entre o filme e a sustentabilidade?
Quando falamos em  sustentabilidade precisamos  levar em consideração todo e qualquer aspecto da relação do homem com o meio ambiente. Dessa forma não podemos desconsiderar outros seres vivos que dividem o espaço e a convivência conosco.

Saiba mais sobre as Mostras de Longas do Green Nation Fest.

 


25 de maio de 2012