GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Entrevista com Daiane Santana da Silva, do blog Vivo Verde


Formada em engenharia ambiental, Daiane Santana da Silva é escritora do blog Vivo Verde há mais de quatro anos. Com a intenção de alcançar um número maior de pessoas e promover a consciência ambiental, ela criou o perfil no Twitter com o mesmo nome do blog. Conheça o processo de criação da obra eleita pelo juri oficial:

Como foi o processo criativo da obra vencedora? me fale um pouco sobre.

Já tinha o Blog VivoVerde e o Twitter do blog, o @VivoVerde. Inicialmente usava esse perfil para assuntos pessoais e sobre sustentabilidade. Quando criei um perfil pessoal e usei o  @VivoVerde  somente para tratar da sustentabilidade, a proposta ficou bem mais consistente e obtive maior respeito entre os seguidores.

Um dos propósitos do Green Nation Fest é estimular a produção de obras voltadas para o tema sustentabilidade. Para você,  de que forma a sua criação pode mobilizar a sociedade a pensar mais sobre o desenvolvimento sustentável?

O Twitter é uma ferramenta que utilizo para aumentar o alcance das informações ambientais que são disponibilizadas tanto no blog, quanto na fanpage no Facebook do blog. Desde o início este já era o meu objetivo, afinal o blog fala estritamente do conceito de desenvolvimento sustentável. Considerando que este conceito vai chegar até às pessoas pela forma de um tweet e isto poderá fazer a diferença no dia-a-dia da pessoa, já me dou por satisfeita.

Para você, quais atributos de sua obra contribuiram para a escolha do juri oficial?

Creio que a forma como trabalho no Twitter: imparcial e sempre analisando com antecedência o que é transferido. Nunca pensei no @VivoVerde como uma "máquina" de infirmações ambientais, mas sim, um meio de se comunicar com os seguidores e leitores do blog de forma humana e racional.

Quanto a responsabilidade socioambiental, você já participou ou participa de algum projeto voltado para as causas ambientais? se sim, me fale um pouco sobre eles.

Considero que o blog tem o dever de divulgar projetos favoráveis às causas ambientais. O projeto mais recente que tivemos participação ativa foi o  projeto "Você presente = uma árvore plantada", no qual em parceria com uma ONG nos dispusemos a plantar uma árvore para cada participante do evento que era um festival de rock. Este projeto abriu as portas para outras parcerias que estão em andamento.


02 de agosto de 2012