GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Entrevista com Amy Miller, diretora do filme "The Carbon Rush"


Já parou pra pensar sobre a políticas de créditos de carbono? Você as considera justas?

A partir dessa premissa, Amy Miller, diretora do filme The Carbon Rush, viaja quatro continentes em busca de mais informações sobre os países que recebem os créditos de carbono.

Incineradores queimando lixo na Índia, hidrelétricas no Panamá, biogás extraído do óleo de palma em Honduras e florestas de eucalipto colhidas para carvão vegetal no Brasil, todos esses lugares participam da política de compensação de CO2. Confira a entrevista!

 

Quais as suas expectativas para o Green Nation Fest?
Minha expectativa em relação ao evento é ser capaz de ter uma estreia mundial de um filme maravilhoso, com conversas ricas e debates sobre a necessidade de se combater a crise climática.

Existem projetos de crédito de carbono que podem realmente contribuir para o desenvolvimento sustentável?
Eu não acredito que projetos de crédito de carbono possam contribuir para o desenvolvimento sustentável. No filme Tha Carbon Rush eu defendo fortemente isso.

Como a política de crédito pode ser mais justa?
As chamadas 'soluções climáticas' são orientadas para o mercado. Portanto, caso elas sejam o comércio de carbono e projetos de compensação, ou o carvão limpo, ou geoengenharia, megadams, ou a captura e armazenamento de carbono ou de energia nuclear, ou gás natural ou de resíduos de energia ou queima de biomassa , ou REDD Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação plano, estamos sendo tratados com falsas soluções que inclusive incentivam a desigualdade.

Promover a ideia de que existe alguma forma de gerir a crise climática sem comprometer os lucros, as estruturas de poder ou o sistema econômico é um engano útil para desviar a atenção das reais causas do problema.  Para mim, isso é inaceitável e em vez disso, argumentam que deveriam estar promovendo e exigindo justiça climática, tanto quanto possível. Justiça Climática é uma luta que considera "justiça" na base de qualquer solução e o mais importante, é uma luta que insiste em uma transformação genuína e sistemática a acontecer, a fim de enfrentar as verdadeiras causas das mudanças climáticas.

 

Saiba mais sobre as Mostras de Longas do Green Nation Fest.


24 de maio de 2012