Entra em operação comercial o maior parque eólico do Brasil

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O Complexo Eólico Alto do Sertão I entrou oficialmente em operação comercial na última quinta-feira (03), segundo despacho publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Considerado o maior parque eólico do Brasil, o empreendimento tem potência instalada de 294,4 MW, composto por 184 aerogeradores da GE.

O Complexo é formado por 14 parques eólicos que entram em funcionamento após quase 2 anos de atraso, devido a falta de linha de transmissão de energia. Os parques estão conectados a SE Igaporã II, de propriedade da CHESF, que foi energizada em maio deste ano.

Todos parques foram vencedores do 2º Leilão de Energia de Reserva (LER) em 2009 e estão instalados nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, no sertão baiano.

O Alto do Sertão I é oficialmente o maior parque eólico em funcionamento do país, tirando a liderança do Complexo Santa Clara (RN), propriedade da CPFL Renováveis, que agora ocupa o segundo lugar com 188 MW instalada.

O Rio Grande do Norte continua líder em potência instalada e possui o maior parque do mercado livre, o Complexo Ventos Potiguares, com 169 MW, da empresa Serveng.

Fonte:
CERNE 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário