GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Engenheiro cria tecnologia que reutiliza água em edifícios


A água é um dos recursos naturais mais importantes para o planeta, mas infelizmente há um crescente risco da falta desse elemento em muitos lugares do mundo. Em busca de uma solução mais viável de reaproveitamento deste bem, Ricardo Franci, professor e engenheiro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenou o projeto “ O uso racional da água em edificações”.

Desenvolvida para reutilizar águas em prédios comerciais e residenciais, a tecnologia funciona por meio da chuva ou consumida em chuveiros, pias, tanques e lavatórios.  Desse modo, a água  é canalizada para um tanque localizado no subsolo do prédio e depois bombeada para uma estação de tratamento na cobertura.  Após ser tratada, a água é reutilizada nas descargas sanitárias, jardinagem, lavagens de carros e limpeza dependências do edifício.

Franci começou a utilizar a tecnologia quando fundou a Fluir Engenharia Ambiental, localizada em Vila Velha, Espírito Santo. "Já implantamos o nosso sistema em 15 edificações. A economia chega a 30% em prédios residenciais e a 50%, em comerciais", afirmou ao Sebrae.

Fonte:
EcoD


03 de fevereiro de 2012