GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Energia solar na Casa Branca


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que pretende instalar painéis de energia solar na Casa Branca para estímular à população a adotar esta fonte de energia em suas residências, mas a medida funciona principalemte para demonstrar publicamente que o governo apoia alternativas sustentáveis.

Em setembro, Obama proibiu a instalação dos painéis. O veto ocorreu duas semanas depois do governo investir US$ 2 bilhões para novas pesquisas em energia solar.

 

O ativista ambiental Bill McKibben, fundador da ONG chamada 350.org, encabeçou um movimento a favor dos painéis na Casa Branca. Na ocasião, comentou: "Obviamente painéis solares na Casa Branca não resolveriam o problema climática ambiental. Mas seriam um ato político importante."

O sinal de que o presidente norte-americano mudaria de opinião transpareceu em seu programa de rádio do último sábado. Obama salientou que a política de energia limpa fortalece a economia dos EUA ao criar "milhares de empregos até 2012".

 

Segundo o secretário de Energia, Steven Chu, os painéis serão instalados na residência presidencial americana para mostrar aos cidadãos que a energia funciona e é confiável.

Mas vale lembrar que isso não é uma novidade, o presidente Jimmy Carter já tinha determinado a instalação de painéis solares na Casa Branca, mas eles não resistiram ao sucessor republicano Ronald Reagan, que mandou retirá-los.

 

Saiba mais sobre a energia solar na Casa Branca no Eco4Planet.

Conheça o site da Casa Branca.

 


08 de outubro de 2010