GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Energia solar está ganhando força no cenário global


Economia verde é um conceito relativamente novo. As preocupações com os riscos das degradações ambientais têm impulsionado avanços em determinadas áreas. É o caso da energia solar, que está cada vez mais forte em cenário global. Dada a importância do assunto, ‘economia verde’, que engloba desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, será um dos assuntos principais da Rio+20, próxima conferência das Nações Unidas.

 

Com a preocupação em alta, o setor de energia está mudando em todo o mundo. Nesse quadro, a energia solar aparece como um nicho de mercado, que está ganhando cada vez mais destaque. Em 2002, houve a estimativa de que as instalações de painéis solares fotovoltaicos poderiam ter capacidade de 1,5 gigawatts em 2010. Mas, no ano em questão, 17,5 GW já estavam instalados, valor equivalente a 130% a mais do que em 2009.

 

O setor de energia solar está crescendo não só em países que apresentam economia desenvolvida, como Alemanha, Espanha e Estados Unidos, mas também em países emergentes, como Bangladesh, Brasil, China, Índia, México e Marrocos. Uma estimativa da consultoria IMS Market Research relata que, até 2015, mais de 30 países integrarão a emergente revolução solar.

 

Leia também: Comunidades isoladas no Brasil recebem energia solar

 

Fonte: Planeta Sustentável
 


16 de maio de 2012