GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Energia elétrica é gerada a partir da queima de lixo na Alemanha


Um jeito inteligente de incinerar o lixo é adotado na região de Munique, na Alemana. Considerado como modelo em incineração, o país queima o lixo e com isso gera energia elétrétrica a cerca de 50 mil pessoas e várias indústrias.

Financiada integralmente pela prefeitura de duas cidades da Baviera , o equipamento  possui o que há de mais moderno para evitar que substâncias tóxicas prejudiquem a saúde humana.

De acordo com o diretor  técnico,  Johannes Bruhl,  o filtro da chaminé é feito de gorotex, uma membrana artificial, capaz de reter boa parte dos gases, que não é a única barreira para as toxinas produzidas pelo lixo. Da sala de comando, é possível controlar a quantidade de poluentes que se formam durante a incineração do lixo.

A partir dessa tecnologia os funcionários conseguem evitar que os  elementos tóxicos saiam da usina e contaminem o meio ambiente. Durante 24 horas os técnicos fiscalizam por dia a formação de cada tipo diferente de gás e podem intervir aumentando a quantidade de substâncias químicas usadas para neutralizar as toxinas.

A população que mora perto da usina e recebe pelos tubos a água quente que faz funcionar o aquecimento das casas. Quanto maior a tubulação, maior o número de pessoas beneficiadas. O mesmo equipamento poderia suprir a refrigeração de cidades tropicais, que dependem de ar-condicionado.

Fonte:
G1, Globo.com


24 de maio de 2012