Empresas do Brasil estão em segundo lugar entre as piores de ranking sobre transparência

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O 14º Congresso Internacional de Governança Corporativa, que foi realizado recentemente em São Paulo, aponta que a transparência de dados e operações é um dos principais fatores para o desenvolvimento econômico e boa governança de um país, no entanto, ao ser avaliado em um ranking sobre ela, o Brasil está longe de ter um desempenho satisfatório. Divulgado na quinta-feira, dia 17 de outubro, um levantamento feito entre os Brics aponta o Brasil como o segundo pior. Atrás de nós vem apenas a China, de acordo com os critérios de adoção de programas anticorrupção.
 
Os dados, que analisam fatores como o combate ao pagamento de propinas até proteção a delatores, transparência organizacional e informações divulgadas ao país onde estão baseadas (de lucros a pagamentos de impostos) nos deixam atrás de Índia, África do Sul e Rússia, que conseguiram o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. A avaliação foi feita com as 100 maiores empresas de países emergentes (sendo 13 do Brasil), sendo que 75% delas estão localizadas nos Brics, informou a BBC Brasil.
 
O relatório calculou uma média da pontuação das empresas por país, mas fez esse cálculo apenas para os países dos Brics. Companhias indianas atingiram a melhor pontuação geral (5,4) em uma escala de 0 a 10, em que zero indica menos transparência. Em seguida vêm a África do Sul (5,1), a Rússia (4,3), o Brasil (3,4) e, por último, a China (2).
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário