GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Empresa britânica transforma jornais em caixões


Feito artesanalmente, o Ecopod é um projeto de caixão construído manualmente a partir de jornais reciclados endurecido de forma natural e finalizado com uma folha colorida feita de 100% de polpa de amora. O processo de endurecimento o torna bastante resistente.

Segundo o  Centro de Pesquisa de Morte Natural de Londres, 89% dos caixões usados a cada ano, cerca de 600 mil, são feitos a base de papelão coberto com laminado e alças plásticas. Já o Ecopod é 100% natural e não agride a atmosfera.

A empresa alega que o produto é excelente para um enterro não tóxico, adequado para cremação ou sepultamento em cemitérios locais, perfeito para uso em zonas rurais ou de floresta. O caixão é forte  e pesa somente 18 quilos. Além disso, ele biodegrada naturalmente ao longo do tempo quando colocado no solo. O que carrega maior peso suporta uma pessoa de até 114,3 kg.

O interior é coberto por uma cor creme ou branca, feito com tintas ambientalmente corretas. Uma opção extra é cobrir o interior com penas coloridas.O caixão está à venda pela internet e custa aproximadamente 2.200 reais. O preço inclui um colchão de chita natural, correias de segurança e alças.

Os Ecopods demoraram mais de 12 anos para serem criados. Investimento em assistência, pesquisa e desenvolvimento foram primodordias na criação do produto, que  são feitos em uma oficina em Brighton por pai e filho - Pter e Gar Rock. Peter também é co-proprietário da ARKA Ecopod Ltda, com Hazel Selene.

Saiba mais:
Ecopod


06 de dezembro de 2011