GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Empreender para educar: Instituto Claro desenvolve métodos dinâmicos de aprendizagem


 

Com o lema 'educar para empreender e empreender para educar', o Instituto Claro atua, desde 2009, com tecnologias capazes de transformar e educação. As diretrizes do instituto passam por três pontos fundamentais para o desenvolvimento educacional – Tecnologias da Informação e Comunicação (TCIs), compromisso socioambiental e cultural, e cultura interna de responsabilidade social na própria empresa.

É com foco em educação, preservação ambiental e voluntariado que o Instituto Claro firma-se na sociedade, com papel fundamental de 'educar para empreender e empreender para educar'.

 

No site, o Instituto mostra formas interativas de estimular o aprendizado. Uma delas refere-se a um infográfico que disponibiliza três projetos sociais. Nele, são apontados problemas e possíveis soluções, destacando-se como intraempreendedores do universo da educação. Navegando pelos temas “Por uma retirolância verde. Eu penso verde, e você”, “Tecnologias convergem no ensino interdisciplinar de artes” e “Alunos de escola estadual viram criadores de games”, os internautas passam a entender como o papel empreendedor dos professores cria mudanças educacionais e sociais, seja em escolas ou nas cidades.

 

“TCIs na prática” é outra questão abordada pelo instituto, com foco em ecoliderança – “iniciativa que busca construir uma visão sustentável do mundo”. O projeto envolve desde discussões teóricas até esporte de aventuras, por exemplo. Os participantes têm o desafio de adotar uma causa, aprender a defendê-la e a trabalhar com parceiros, além de aprender meios de divulgar suas ações. Após trilhar esses caminhos, eles chegam à conclusão de projetos finais, que são implementados em suas realidades.

 

Aprender como ser um professor no século 21 também é mostrado de forma interativa pelo Instituto Claro que, através de um infográfico, mostra como os educadores podem promover aulas em diferentes ambientes com auxílio das TCIs. Tendo em vista que essas tecnologias estão cada vez mais presentes nos processos de aprendizagem, o instituto ressalta a importância de que os educadores estejam 100% envolvidos com essa realidade, para que o uso das TCIs seja efetivo.

 

Navegue pelo site a aprenda com o Instituto Claro novas formas de empreender para educar.

 


04 de maio de 2012