GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Empire State Building e as mudanças sustentáveis


O edifício mais famoso do mundo, Empire State Building , tem 102 andares e fica localizado na intersecção da 5ª Avenida com a West 34th Street na cidade Nova York. Foi considerada uma das estruturas mais altas do mundo por mais de quarenta anos. O edifício ficou famoso por ter sido cenário de alguns clássicos do cinema norte-americano como King Kong e Tarde Demais Para Esquecer.

Mas agora é outra novidade que chama atenção para o arranha-céu nova-iorquino. O grupo anunciou recentemente um acordo com a Green Mountain Energy Company, que atua no setor de energia limpa. Pelos termos do contrato, o prédio vai comprar junto à companhia o equivalente a seu consumo em certificados de energia eólica. Essa demanda, de aproximadamente 55 milhões de kWh, é o suficiente para evitar a emissão de 45 mil toneladas de CO2 por ano.

O fato virou notícia no mundo todo.





O edifício já vem trabalhando medidas de sustentabilidade há alguns anos. A última estratégia foi uma reforma feita para adotar medidas de eficiência energética, que já havia reduzido em cerca de 40% o consumo de eletricidade. "Foi natural para nós combinar o uso de 100% de energia limpa com nosso recém-completo trabalho de retrofit para o consumo eficiente", afirma Anthony E. Malkin, presidente da Malking Holdings, que atua no setor de serviços em eficiência energética para edificações.





A remodelação do edifício, construído em 1931, modernizou os sistemas elétrico e de ventilação, incluiu a instalação de 6,5 mil janelas com isolamento para o frio e o calor, e modificou o sistema de calefação.





A iniciativa, além de significar economia e preservação relevantes, também é um exemplo para empresas bem sucedidas de todo o mundo. Apostar no verde traz resultado.

 

fontes: Empire State Building, Jornal da Energia, Green Mountain Energy Company


10 de janeiro de 2011