Eletricidade mundial em 2050 pode ter distribuição de 18% por vias eólicas

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A Agência Internacional de Energia (AIE) lançou um relatório na última segunda-feira que diz que 18% de toda a energia elétrica mundial em 2050 poderá ser distribuída a partir da matriz eólica. De acordo com o documento IEA Tchnology Roadmap: Wind Energy – 2013 edition, os cerca de 300 gigawatts que essa fonte renovável entrega pode aumentar pelo menos sete vezes.
 
No entanto, para isso acontecer são necessário investimentos de cerca de U$$150 Bilhões por ano. O documento é uma atualização do relatório lançado em 2009, que previa a penetração de apenas 12% da energia eólica na matriz energética mundial. Ele recebeu essa atualização com base na melhoria das tecnologias de energia eólica. Além disso, ele leva em conta o aumento da busca de fontes mais limpas de energia, que explicam um cenário mais positivo para setor ao longo prazo.
 
O Brasil também tem papel de destaque no relatório, que cita o país entre aqueles em que o custo da energia eólica encontra-se cada vez mais competitivo, “prevalecendo sobre as alternativas fósseis nos leilões de compra de longo prazo, graças a cobertura que proporciona”. O documento mostra um roteiro para que governos, indústria e centros de pesquisa consigam atingir uma redução no preço até 2050 – 25% no custo da energia em terra firme e 45% na água (off shore).
 
Fonte:
MSN

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário