GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Eficiência na utilização de recursos na América Latina: Perspectivas e Implicações Econômicas


Dois relatórios regionais pioneiros, apresentados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, chegam a conclusões semelhantes por meio de diferentes abordagens. Estudos sobre a eficiência na utilização de recursos na América Latina e na Ásia-Pacífico mostram que políticas e medidas voltadas ao uso eficiente de recursos são necessárias para dar suporte ao desenvolvimento econômico sustentável a nível mundial e, em particular, nas regiões analisadas.

 

As análises regionais compartilham uma visão mais ampla que vai além da análise econômica convencional, dando maior atenção para o papel central desempenhado pelos recursos naturais no desenvolvimento econômico, no bem-estar da população e na integração internacional dos países em cada região. Recursos naturais são bens públicos que oferecem bens e serviços a toda a população.

 

Os relatórios REEO (Eficiência na utilização de Recursos: Perspectivas e Implicações Econômicas, na sigla em inglês), a fim de incentivar ações preventivas por parte dos governos e de todos os outros setores, estabelecem um quadro para ajudar a assegurar que as estratégias políticas de longo prazo produzam resultados em prol da eficiência na utilização dos recursos. Entre eles, há potencial de sucesso e soluções que podem levar a êxitos a curto-prazo, por meio de práticas de compensação e de políticas, investimento e gestão que promovam o uso eficiente de recursos, genérico (nível macro) ou específico (nível micro).

 

Para conferir o relatório na íntegra, com gráficos, acesse o portal PNUMA.


20 de setembro de 2011