GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Ecos do Brasil


Estreou na última quarta (3) às 20h, com reprise aos sábados, às 16h30, no canal Futura o programa Ecos do Brasil. Dirigida e apresentada por Dener Giovanin, a série terá 13 episódios semanais. “A ideia é fazer um resgate da história ambiental do país para não cometermos os mesmos erros e aprendermos com nossas vitórias”, diz Dener.

A história da série começa com a colonização do país pelos portugueses, na derrubada do pau-brasil (como se ele fosse um recurso infinito) até sua extinção comercial. E a derrubada da Mata Atlântica para fazer carvão e expandir o plantio de café. Apesar dos alertas de vários cientistas europeus, que se espantaram com a insustentabilidade do negócio, os cafeicultores do Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, continuaram derrubando a floresta, gerando erosão e empobrecendo o solo. Até que o negócio quebrou. Eles mesmos acabaram com as fazendas falidas.

Um dos grandes méritos da série é integrar a visão preservacionista com o desenvolvimento do país. “A gente pensa na floresta, mas esquece o povo”, diz. “O discurso da sustentabilidade é bonito. Mas tem os impactos econômicos na vida de quem depende dessa floresta.” Segundo ele, as pessoas ainda têm uma visão romântica da preservação no Sul e Sudeste, e por isso ainda há atrito em integrar essa visão com a população do Norte e Nordeste.

 

Conheça o site do Canal Futura e o programa Ecos de Brasil.


09 de novembro de 2010