Duas toneladas de lixo recolhidas dos blocos cariocas

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Apesar de sobrar muito lixo nas ruas que recebem muitos foliões durante o carnaval, mais de duas toneladas foram retiradas durante o carnaval carioca. Segundo a Agência Brasil, esse foi o resultado parcial do trabalho da  ONG Doe seu Lixo em parceria com 12 blocos da Zona Sul, Centro e Santa Teresa.

A ação faz parte do programa Carnaval Limpo. Entre os blocos beneficiados com a “limpeza” estão o Simpatia é quase amor, Imprensa que eu gamo, Suvaco do Cristo, Escravos da Mauá entre outros.

Cerca de 200 catadores foram treinados e, na ação de 2013, contam com mais equipamentos para otimizar e tornar o trabalho mais seguro. Um exemplo é o uso das “bombonas” que permitem armazenamento de vidro com maior segurança.

Há tendas nas concentrações dos blocos onde o material recolhido é separado. Depois o lixo vai para o Santo Cristo, onde se localiza a usina de triagem e reciclagem da ONG.

Um aspecto interessante desta ação é a possibilidade de mensuração da quantidade de lixo coletado em cada bloco e do acesso a relatórios que revelam, por exemplo, a quantidade de carbono neutralizada durante o processo.

O Carnaval Limpo é promovido pela Sebastiana: Associação Independente de Blocos da Zona Sul que representa grandes blocos cariocas que, somados, levaram quase meio milhão de pessoas para as ruas.

Fontes:

Sebastiana

Portal EBC

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário