GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Documentário Oceanos de Plástico


 

A equipe de documentaristas da Plastic Ocean Foundation, organização ambientalista do Reino Unido, visitou diversos mares no mundo inteiro em busca de pesquisas voltadas para a biodiversidade marinha. Ao mergulhar junto com pesquisadores que acompanham o tema , eles investigaram as profundezas dos oceanos e se depararam com situações extremas de contaminação.
 
De acordo com a bióloga marinha Jo Ruxton, idealizadora e produtora do filme, uma capa tóxica de plásticos está cobrindo os oceanos cada vez mais e que essa situação é muito prejudicial tanto para a vida marinha quanto para a saúde humana. Ela afirma que o objetivo do filme é sensibilizar o mundo para o problema do plástico e incentivar o desenvolvimento de novas estratégias para enfrentá-lo.
 
Ruxton ainda afirma que os  plásticos possuem toxinas relacionadas a diversas doenças, como câncer, diabetes e disfunções autoimunes. “Além disso, ajudam a concentrar outras substâncias tóxicas, provenientes de efluentes industriais. A água de diversos locais onde estivemos apresentou grande concentração de plástico associada a essas toxinas.” Para ela, apesar dos cientistas ainda discutirem a escala da crise, parece claro que todos os oceanos já são vítimas da poluição deste material.
 
Ainda em fase de produção, a equipe vai visitar até visitar a metade de 2012 comunidades próximas a rios  fortemente poluídos com plásticos, para registrar seus efeitos sobre a vida humana. O lançamento está previsto para 2013.
 
 
 
Assista uma prévia do trabalho:
 
 


21 de março de 2012