GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Documentário Manguezal do Jequiá, com Marcio Isensee


Como foi o processo criativo da obra vencedora? me fale um pouco sobre.

A sugestão para abordar o Manguezal do Jequiá e a iniciativa ambiental de lá veio a partir de amigos do Instituto Moleque Mateiro que já conheciam o local. A proposta do Documentário foi feita aos editores do ((O)) Eco (canal onde se veiculou o vídeo) que compraram a idéia!

Foram aproximadamente dois meses de visitas a Colonia de Pescadores Z-10 e diversas conversas com os moradores, especialmente o Zé Luis, ambientalista responsável pela maior parte da recuperação da área de manguezal proposta.

Entre fotos e vídeos, eu, Lucas Zappa e Gustavo Pellizzon produzimos um material completo sobre o assunto do filme.

Um dos propósitos do Green Nation Fest é estimular a produção de obras voltadas para o tema sustentabilidade. Para você,  de que forma a sua criação pode mobilizar a sociedade a pensar mais sobre o desenvolvimento sustentável?

Nosso filme narra uma iniciativa civil, de moradores locais que viram a necessidade de preservação do seu ambiente natural. Sem apoio governamental (e, muitas vezes, tendo que brigar contra ações políticas impensadas e prejudiciais para o manguezal), foi levado a cabo um dos maiores reflorestamentos de manguezal na cidade do Rio de Janeiro, chegando a ter o maior viveiro de mudas de mangue da America Latina.

Acho que a mobilização social se dará dessa forma: iniciativas locais, consciência comunitária para a preservação e recuperação da biodiversidade. Essa é a grande moral do filme.

Para você, quais atributos de sua obra contribuiram para a escolha do juri oficial?

Creio que um dos nossos méritos tenha sido o aprofundamento derivado do contato contínuo com os personagens. Além disso, a linguagem multimídia pode ter contribuido para a seleção. Somos todos fotógrafos que filmam, e a fotografia tb é um ponto forte. Por outro lado, acho que pecamos na qualidade do audio e nas artes finais! : )

Quanto a responsabilidade socioambiental, você já participou ou participa de algum projeto voltado para as causas ambientais? se sim, me fale um pouco sobre eles.

Estou sempre atento as causas ambientais e tenho-as como um vertice do meu trabalho. O próprio ((o)) Eco um dos mais importantes sites de jornalismo ambiental do país é um projeto importante no que tange a responsabilidade socio-ambiental. No momento, eu estou produzindo, em parceria com ((o)) Eco e a ONG Finding Species, um documentário na Amazonia Equatoriana sobre a importância das bacias hidrográficas desse país na formação dos maiores rios amazônicos. Tudo isso me motiva, me eleva profissionalmente e me faz compreender a urgência de focarmos nossas atenções nas questões ambientais.

 

Veja o Documentário Manguezal do Jequiá
 


14 de agosto de 2012