GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Dispositivo carrega celular com o calor do corpo



Um grupo de especialistas do Centro de Nanotecnologia e Materiais Moleculares da Universidade de Wake Forest, nos Estados Unidos, desenvolveu um aparelho termelétrico em tecido que converte o calor humano em energia.

Nomeado Power Feltro, a inovação usa a temperatura ambiente contra a temperatura corporal para criar uma carga elétrica. Composto por nanotubos de carbono recobertos por minúsculas fibras de plástico flexível, o dispositivo é projetado como um tecido que pode ser incluído em forros de bancos de automóveis para aumentar a potência da bateria e outras necessidades elétricas, assim como em forros de roupas ou equipamentos esportivos para monitorar o desempenho e em ataduras que acompanham as necessidades dos pacientes.

De acordo com os pesquisadores, a invenção é econômica se comparada aos dispositivos termelétricos atuais encontrados em geladeiras móveis e refrigeradores de CPU, que podem custar até US$1.000 o quilo.

Um dos especialistas do portal da universidade, Corey Hewitt , está analisando várias formas de adicionar mais camadas de nanotubos e torná-los ainda mais finos para aumentar a potência."Eu imagino ser capaz de fazer um casaco com um forro completamente feito com o Power Feltro, onde o corpo será aquecido com o próprio calor do corpo, enquanto o exterior permanece frio da temperatura exterior. Se o dispositivo for eficiente o suficiente, poderá alimentar um celular, o que seria ótimo para corredores de longa distância” - explicou o estudante.

Fonte:
EcoD


01 de março de 2012