GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Dia Mundial sem Carro


Hoje, quarta-feira dia 22, acontece o Dia Mundial Sem Carro. Essa iniciativa procura alertar cidadãos do mundo inteiro para os perigos que o crescente aumento do número de automóveis pode provocar. Segundo o portal de notícias Folha.com, se os brasileiros decidissem participar do Dia Mundial sem Carro, teriam que deixar 38,9 milhões de veículos na garagem.

 

O número corresponde à quantidade de automóveis de passeio que trafegam no país, segundo dados de agosto do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

A frota total --inclui motocicletas, caminhões, ônibus, utilitários, tratores e outros veículos-- já supera 68,5 milhões de unidades.

 

Quem mora nos grandes centros percebeu que a data comemorativa não surtiu o efeito desejado. Em alguns casos, como no Rio de Janeiro, o dia foi de trânsito intenso.

 

Porém, os usuários de automóveis não são os únicos responsáveis. Passar um dia sem carro nas cidades brasileiras implica enfrentar pelo menos dois desafios: o transporte público, que não está preparado para atender à demanda com qualidade, e o planejamento nas cidades, que não privilegia a locomoção a pé ou de bicicleta.

 

Para ler a matéria na íntegra e saber mais sobre o trânsito na cidade de São Paulo, acesse Folha.com.

 

Se você ficou preso em algum engarrafamento no Dia Mundial sem Carro e quer denunciar a falta de estrutura para os transportes alternativos, compartilhe com o Green Nation, comente e participe desse movimento.

 


22 de setembro de 2011