GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Dia Mundial da Água


 

Seminários, palestras, apresentações, debates e oficinas são algumas das atividades que celebram o Dia Mundial da Água, 22 de março,  em vários lugares do mundo. Um dos destaques para dessa grande data é a  reflexão e discussão em torno do tema "Água e Segurança Alimentar" . Nesta data, a ONU divulgou também a "Declaração Universal dos Direitos da Água", documento que apresenta medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. 
 
De acordo com Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, a produção de alimentos suficientes para alimentar a crescente população mundial exigirá que a comunidade internacional assegure o uso sustentável do recurso finito mais importante do mundo, a água. “A menos que melhoremos a nossa capacidade de usar a água na agricultura, praticando-a com sensatez, não conseguiremos acabar com a fome e vamos abrir a porta a uma série de outros problemas, incluindo a seca, a fome e a instabilidade política” - alertou Ban no início da cerimônia do Dia Mundial da Água 2012, na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma. 
 
No 6º Fórum Mundial da Água, ocorrido na França entre os dias 12 e 17 de março, 140 países se responsabilizaram por  melhorar a gestão dos recursos hídricos, aumentar o acesso à água potável e fazer o uso inteligente deste bem, evitando o desperdício. Segundo a Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Kátia Abreu, a participação do Brasil no Fórum Mundial da Água foi muito importante porque demonstrou que o país  quer dividir experiências e dificuldades, e compartilhar técnicas de preservação da água.
 
Entre as atividades que estão acontecendo está o Ato Solene, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), lançará a nova edição do livro “Legislação de Recursos Hídricos”. 
 
Outra atividade que terá início nesta quinta é a exposição "Água na Medida Certa: a Hidrometria no Brasil", aberta ao público até o dia 30, no Museu Nacional, em Brasília. O evento mostra a evolução da rede hidrometeorológica ao longo dos anos e como suas informações são de relevância para o gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil.
 
Clique aqui para saber sobre os eventos que estão sendo realizados no mundo no Dia Mundial da Água. 
 
Pecuária
 
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirma que para cada quilo de carne são necessários 15 mil litros de água. Já para gerar um quilo de grãos a necessidade é de apenas 1.500 litros.
 
Segundo Alan Bojanic, representante regional  da FAO para América Latina e Caribe FAO, a agricultura utiliza 70% de toda a água disponível, comparado a 20% para a indústria e 10% para uso doméstico. "A água doce é um recurso renovável mas é finito. A população mundial cresce a cada ano e será cada vez mais difícil satisfazer as necessidades de todos se não melhorarmos a eficiência de sua utilização” - explicou Bojanic.


22 de março de 2012