Devolver animais a natureza pode revolucionar o meio ambiente

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU


Você sabia que animais nascidos em cativeiros podem ser reintroduzidos na natureza? Essa atitude tem mudado a realidade de animais e do ecossistema, porém não é tão simples assim. O biólogo Vicent Kurt-Lo, analista ambiental no Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), conta que a reintrodução é citada no decreto 6514/08 e especifica a necessidade da autorização para a soltura de animais.

De acordo com Vicent, qualquer indivíduo pode participar desse projeto, mas precisa saber como fazer. “Muitas já levam aos centros de triagem, que recebem animais apreendidos ou encontrados feridos, e são voltados para o tratamento e a readaptação. Há áreas de solturas específicas, nas quais há viveiros para ambientação dos animais antes de serem soltos e o acompanhamento pós-soltura” – disse o biólogo.

A legislação prevê que no caso de animais recém-capturados em locais conhecidos a devolução é imediata. Porém a maioria das vezes não é isso que ocorre. Diversas espécies são apreendidas durante tentativa de transporte para tráfico e até mesmo dentro de casa. A ararinha-azul é um exemplo típico de animal que foi extinto na natureza e atualmente só existe em cativeiro.

As oportunidades de devolução desses bichinhos são grandes e há muitas fazendas, espaços e reservas  que contribuem com essa ação. A Reserva Ecológica de Guapiaçu, por exemplo, reintroduziu o mutum-do-sudeste em Cachoeiras de Macacu e mantém viveiros para a dispersão gradativa dos animais. Lá as portas ficam abertas e a alimentação servida vai sendo cada vez mais parecida com a que ele encontraria na natureza, caso estivesse solto. O bicho entra e sai quando quer e podem se relacionar com outros da mesma espécie que estão soltos.

A reintrodução beneficia não só os animais, mas também a fauna e a flora. “ Os animais são responsáveis pela dispersão de sementes, pela polinização, que resulta na recomposição da floresta. Em matas tropicais, 80% das espécies vegetais são disseminadas pela fauna (zoócora) e 90% das plantas precisam desses animais para a polinização. E a reintrodução tem tudo a ver com isso. Sem seus atores, a mata é um palco vazio prestes a desabar” – explicou Vicent.

Fonte:
Globo Ecologia

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário