GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Detalhes sobre Rio+20


O embaixador Luiz Alberto Figueiredo, coordenador da Rio+20 no Itamaraty, antecipou detalhes da organização da Conferência durante o primeiro Diálogo sobre a Rio+20, promovido pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). Segundo ele, essa deve ser a maior conferência da história da ONU e deve atrair cerca de 50 mil pessoas ao Rio de Janeiro e mais de cem chefes de Estado.

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, abriu o encontro, lembrando que em 92 as empresas nem participaram da Conferência, a não ser pela presença do empresário suíço Stephan Schmidheiny, que meses depois fundou o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), rede que a partir de 97, o CEBDS passou a integrar.

O embaixador lembrou que em 92 foram criadas as convenções que até hoje norteiam as discussões multilaterais como as convenções do Clima e da Biodiversidade, a Agenda 21, a Carta da Terra, e que em 2012 será diferente. O objetivo não é buscar novos acordos internacionais, mas caminhos para a implementação do novo modelo de desenvolvimento, que se reflete na escolha dos dois temas centrais, a economia verde e a governança internacional para o desenvolvimento.

Os dias de intervalo entre os eventos oficiais serão preenchido pela discussão de oito temas – dois por dia – destinados a ouvir especialistas, acadêmicos, associações, a sociedade civil em geral.

Para mais informações confira a matéria na íntegra em Altos Estudos.
 


29 de julho de 2011