GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Desperdício zero com a família Strauss


A Família britânica diz ter conseguido produzir apenas uma sacola de lixo em todo o ano de 2010. O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos de alimento em adubo.

A ideia da família foi gerar o mínimo possível de impacto ambiental, tentando integrar suas ações com o ciclo natural do meio ambiente. Richard afirma que família faz as compras da casa diretamente de produtores locais para evitar embalagens em excesso e quando vão ao açougue, por exemplo, eles levam os próprios recipientes, que depois são lavados e reutilizados.

Com todos esses cuidados a família Strauss conseguiu reduzir sua produção de lixo para apenas uma sacola em todo o ano de 2010. O conteúdo da sacola de lixo era de alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.

Em 2008 Rachelle teve a ideia de reduzir a produção de lixo da família, mas seu marido a princípio não se interessou pela ideia. Em entrevista a BBC Brasil ela disse que "Richard só resolveu encampar a ideia depois de ler uma série de artigos sobre os danos causados à vida marinha pela contaminação por plástico. Ele ficou muito impressionado"




Os Strauss começaram o desafio reduzindo o uso de plástico. Depois, passaram a reciclar e reaproveitar cada vez mais, além de usar baterias recarregáveis e painéis solares para gerar energia. A experiência foi contada no site My Zero Waste, que significa “meu desperdício zero” e que acabou virando referência sobre reciclagem e tem mais de 70 mil visitantes por mês.

 


 


Rachelle dá alguns conselhos para as famílias e pessoas que, como ela, querem aceitar o desafio da vida sustentável: "Para quem quer reduzir a produção de lixo, minha primeira dica seria pensar no que você está comprando e escolher produtos com menos embalagem e com invólucros que sejam recicláveis. Em segundo lugar, é importante evitar o desperdício de alimento. Aqui na Grã-Bretanha, um terço da comida que compramos acaba no lixo. Em terceiro lugar, tente reciclar o máximo que puder".

 

fontes: My Zero Waste, Terra
 


10 de janeiro de 2011