GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Designer cria projeto que deixa ar mais fresco no trem


Pensando numa maneira de manter o ar do trem mais agradável durante a viagem, o designer de produtos, Fransesco Codice, desenvolveu um projeto que visa instalar jardineiras nas laterais superiores das cabines.

Nomeado Air Train, o projeto irá cooperar naturalmente para absorver o excesso de gás carbônico do ambiente e manter mais alto o nível de oxigênio do local. As plantas serão acomodadas em compartimentos transparentes para que o sol possa penetrar e estimular a fotossíntese.

Segundo o designer, o simples fato de abrir a janela já irá auxilar na circulação do ar, mas o trabalho das plantas vai garantir a manutenção de uma temperatura interna mais fresca até mesmo em dias mais abafados. Além da qualidade do ar em si, o contato com o verde pode ser um estímulo à preservação ambiental.

A escolha das plantas utilizadas deverá seguir um critério rígido com relação a sua resistência em ambientes internos e ao odor que elas possam emitir, já que dessa forma poderiam, da mesma forma, incomodar os passageiros. O designer apenas não deixou claro como será a efetividade do sistema em viagens durante a noite, quando o ciclo de absorção das plantas é invertido e elas passam a expelir gás carbônico.

Saiba mais:
Greenvana


09 de dezembro de 2011