GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Designer cria aparelho que transforma respiração em energia elétrica


Mais uma alternativa inteligente é desenvolvida para captar energia. Através da respiração humana, o designer João Paulo Lammoglia criou um aparelho que transforma essa reação química em eletricidade.

Chamado Aire Concept, a tecnologia é capaz de carregar baterias de celulares e outros aparelhos eletrônicos em diversas situações. O usuário pode estar correndo, dormindo, vendo televisão ou lendo um livro, por exemplo. A máscara contribui para a preservação do planeta e ainda estimula a prática de atividades físicas.

O inventor batizou essa técnica como energia ativa, pois é necessário certo esforço para produzi-la. A intenção da Aire Concept é utilizar o próprio corpo humano como fonte geradora de eletricidade. Além disso, o designer alega que outros movimentos inerentes aos humanos como batimentos cardíacos e circulação do sangue, a chamada energia passiva, também podem ser explorados.

Em 2011, a criação de Lammoglia ganhou o prêmio Best of the Best 2011 Design, dado pela organização Red Dot. Conheça o site oficial do designer.


11 de julho de 2012