GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Designer brasileiro desenvolve poste público que utiliza energia solar


 

Em busca de uma forma mais sustentável de produzir eletricidade em postes públicos, o designer Alberes Vasconcelos criou um modelo que utiliza energia solar para acender lâmpadas de LED.
 
Desenvolvido no curso Light Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o protótipo tem a estrutura feita de aço e uma placa fotovoltaica de 70W, que transforma a luz solar em energia suficiente para abastecer 12 lâmpadas LED. Dessa forma, ao escurecer, as lâmpadas serão acesas automaticamente por um sensor.
 
No projeto, o designer pesquisou elementos que tivessem benefícios de custo-manutenção, por isso a escolheu aço e lâmpadas LED para o poste. "As vantagens desse modelo estão na resistência da estrutura e na capacidade de a placa solar, protegendo-a" - disse.
 
Apesar das lâmpadas LED e do material usado no poste terem um alto custo, é certo que o produto terá qualidade e evitará reparos. As lâmpadas, que custam cerca de R$25 cada, possuem garantia de 20 anos; e as baterias das placas solares, por exemplo, têm vida útil de quatro a cinco anos.
 
Fonte:


27 de março de 2012