GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Design e sustentabilidade: mesa apresenta vários exemplos práticos de como conciliar


Heloisa Crocco, artista plástica e designer, vive e trabalha em Porto Alegr e faz arte de cortes dos anéis do caule das árvores. Os anéis viraram carimbos usados em
tecido e cerâmica. A aplicação dessas texturas foi se diversificando e revelou infinitas possibilidades dos desdobramentos de uma idéia. A artista inspirou-se com Zanini Caldas enquanto desbravava matas na Amazônia. Hoje em dia as texturas estão em canecas, coleção da Tok Stok e até em pranchas de surf projetadas por um de seus filhos. Assim amplifica uma mensagem simples que vem da reflexão sobre a importância da vida de nossas matas em diferentes matrizes. Acompanhar sua reflexão foi algo mágico e inspirador.

Pedro Petry, trabalha agora em projetos da Orca Florestal. Trata-se do maior manejo certificado realizado no país. Ultimamente luta para dar cidadania ao homem da floresta gerando formação, renda e emprego. Também busca alternativas que fomentam a sustentabilidade. O que para a indústria não serve é aproveitado em seus projetos. "O defeito é um diferencial!", revela. Defende a idéia de não mandar matéria prima bruta para o exterior e sim manufaturados com muito valor agregado. Usa material descartado pela indústria madeireira como matéria prima de seus objetos.

O professor Aguinaldo dos Santos é do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR. Falou de estratégias para desmaterializar o consumo, utilizando estudos de caso em parcerias com empresas, governo e ONGs no âmbito do Núcleo de Design & Sustentabilidade.

Aristeu Pires falou da fabricação de móveis e da sustentabilidade nesse processo. Citou exemplos de matérias-primas amigáveis ao meio-ambiente, inimigos da sustentabilidade e desafios para o futuro. 

A mesa foi bastante rica em soluções por um design com menor impacto ambiental.


07 de junho de 2012