Descubra como esse homem transformou um barco de US$1 em uma casa sustentável

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

No meio do Brooklyn, bairro de Nova York, o Gowanus Canal pode ser considerado uma espécie de Tietê. Mas em seus 2,9 km de extensão, não é só a poluição que navega. Jerko é um barco-casa reformado pelo entusiasta da sustentabilidade Adam Katzman, de 29 anos. No canal há dois anos, a embarcação funciona como uma casa comum, com sala, cozinha e banheiro, mas com uma detalhe: é totalmente autônoma.

O Jerko começou como um projeto experimental de sustentabilidade e a ideia inicial era habitá-lo pelo período de um ano. No barco, a energia é captada por painéis solares, a água utilizada é nada menos que água da chuva filtrada e os resíduos do banheiro são armazenados de forma seca, sem que haja o uso de esgoto. A autonomia da casa, que tem 32 metros quadrados, vai além: Katzman mantém uma pequena horta, de onde retira vegetais e temperos para sua alimentação.

Com dois andares, o Jerko foi pintado para se parecer com um palhaço e sua reforma contou principalmente com objetos reciclados. Para auxiliar na oxigenação e despoluição do rio, Adam Katzman mantém ainda uma extensão feita de bambu, em que carrega plantas. A pequena embarcação foi comprada pelo preço simbólico de US$ 1 de uma família que morava na região.

Experimentos como esse mostram que é possível usar a tecnologia para viver de forma sustentável, sem exigir demais da natureza.

Fonte:
Hypeness

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário