GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Desafio sustentável


Viver de maneira sustentável ainda é um grande desafio para a maioria das pessoas. Muitas adaptações precisam ser feitas e, sobretudo, trata-se de uma mudança de costumes e hábitos.

 

 

Na Suécia, uma família de classe média aceitou o desafio. Os Lindell se dispuseram a reduzir as emissões individuais de cada um dos seus quatro integrantes de aproximadamente sete toneladas por ano para apenas uma. Para completar a missão tiveram que se mudaram por seis meses para uma casa ecológica nos arredores de Estocolmo.

A construção tem paredes triplas, superisolamento térmico e células fotovoltaicas, o que, mesmo no alto do hemisfério norte, deve fornecer toda a energia necessária, sobrando inclusive para alimentar um carro elétrico.

O projeto se chama Vida de Uma Tonelada, ou One Tonne Life no título original. Segundo o pai da família, Niels Lindell, “é um desafio para a família viver da forma mais climaticamente correta, reduzindo a pegada de carbono anual para o equivalente a uma tonelada de carbono por pessoa”.

 

 

Todas as atividades e consumos dos Lindell entram para a lista e alteram o saldo de emissões por pessoa. Até mesmo alimentação e roupas.
 

 

fontes: terra, uol 


22 de janeiro de 2011