Deficientes visuais andam de bicicleta em Florianópolis

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Um projeto em Florianópolis torna possível uso da bicicleta por pessoas com deficiência visual. Chamado Novos Horizontes, o projeto começou em 2011 a partir da iniciativa do ciclista Ricardo Carvalho e atualmente conta com o apoio de mais cinco voluntários.

Ao se mudar de Brasília, Carvalho teve a ideia de utilizar bicicletas no modelo Tandem, que tem dois assentos e dois guidões, para iniciar os passeios com deficientes visuais.

Mesmo estando bem inseridos na sociedade, os deficientes visuais necessitam de ajuda para realizar certos tipos de atividades. Com este projeto, os ciclistas se reúnem  sempre nas manhãs de sábado em seis bicicletas .

De acordo com Carvalho,  é possível perceber a mudança na qualidade de vida dos deficientes visuais. Os trajetos iniciais eram de apenas dez quilômetros, e atualmente já são feitos roteiros de até 200 km, sempre em locais que possuem estrutura para que os ciclistas trafeguem em segurança.

A iniciativa conta com a parceira da Associação para Integração do Cego (Acic), que conseguiu os primeiros candidatos. Foram três iniciantes, entre eles o massoterapeuta Artur Mantelli Filho, hoje com 58 anos, que perdeu a visão aos 26. “Não há como explicar a sensação de liberdade ao pedalar com segurança pela cidade rodeados de pessoas especiais” – disse.

Os interessados em guiar deficientes visuais devem entrar em contato dom Ricardo Carvalho através do telefone (48) 8409-3168 ou pelo e-mail: projetonovoshorizontes@gmail.com.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário