GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Cúpula mundial falará sobre carreiras verdes durante Rio+20


Empregos verdes é um dos temas que serão abordados durante a Rio+20. Intitulado Cúpula Mundial Green Jobs, o evento será coordenado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e ocorrerá no Planetário da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 deste mês.

De acordo com a presidenta da ABRH, Leyla Nascimento, o encontro discutirá  os conceitos de emprego e carreira verde, ligados a áreas voltadas para a sustentabilidade do planeta e das pessoas. “Não se trata mais de falar da engenharia ambiental, mas da engenharia  que não só tem que se preocupar com a  especialização do meio ambiente, mas também com que suas atividades não degradem o meio ambiente e tenham consciência em relação a isso” - disse.

Leyla alegou ainda que a preocupação da ONU é que casa país implante a chamada carreira verde, dentro de políticas normatizadas, de um plano de carreiras reconhecido, e que  as ocupações sejam renomeadas com esses novos atributos. “O Brasil tem apresentado uma proatividade grande nessa área das carreiras verdes”- comentou.

Uma das palestrantes do evento é a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo. Ela abordará sobre as ocupações verdes e seus impactos nos trabalhadores e no mercado de trabalho. Já a Associação Mundial de Recursos Humanos falará sobre o cenário internacional relacionado aos empregos verdes.

O encontro será encerrado no dia 15 com a Arena Verde, cuja a intenção  é a mobilização dos jovens pós-Rio+20. A arena vai explicar à todos o verdadeiro propósito da economia verde, o que se espera das empresas, qual o papel hoje dessas organizações e qual o perfil de profissionais que elas precisarão absorver daqui para a frente.

Fonte:
Ciclo Vivo


11 de junho de 2012