GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Cúpula dos Povos descarta participação nos diálogos da Rio +20


 

O Comitê Facilitador da Sociedade Civil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) alegou que não aceitará o convite elaborado pelo governo federal para participação nos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável (DDS).  
 
Em nota divulgada nesta última quarta-feira, 2, no Rio de Janeiro, o comitê relatou que sempre foi uma característica das redes de organizações e movimentos que preparam a Cúpula dos Povos a abertura de espaços de participação e diálogo visando a conquista de políticas públicas que façam avançar a democratização no âmbito dos Estados, a justiça social e ambienta,l e a distribuição da renda e riqueza.
 
Diante dessa questão, o comitê explicou que o método estabelecido pelos DDS não está de acordo com a dinâmica de diálogo que o projeto está tentado avançar. Além disso,  a equipe alega que  a definição de três recomendações por tema, que seriam escolhidos de “forma fechada”, eliminará a possibilidade de que as redes possam influenciar no processo de decisão e reafirmou que pretende tornar a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental um espaço autônomo, onde serão realizadas análises críticas sobre a conferência oficial e suas propostas.
 
Segundo a comissão, a ideia é mostrar para a sociedade as visões das redes e movimentos sobre os diversos temas que serão abordados na Rio+20, utilizando todos os meios de comunicação disponíveis.
 
Fonte:


03 de maio de 2012