GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Cúpula dos Povos começa nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira, 15, começa a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20 onde organizações da sociedade civil discutirão temas ligados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. Com estimativa de 18 mil visitantes, o evento ocorrerá  no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O maior propósito do encontro, que vai até o dia 22 de junho, é que os remas abordados na Rio+20 saiam do papel e se transformem em práticas sociais. Por ser um evento esperado por muitas pessoas, a movimentação já mudou a rotina do bairro e melhorou a segurança.

De acordo com os organizadores, a intenção é ampliar ainda mais os temas que serão debatidos no Riocentro, onde acontece a conferência com representantes de 193 países, e realizar debates de forma independente, e com a possibilidade de assumir tons mais críticos ao que está sendo decidido pelos governos.

Cerca de um mês antes da conferência, representantes da Cúpula dos povos apresentaram um documento mostrando que o debate principal do grupo vai girar em torno da rejeição à mercantilização da natureza e ao que chamam de "economia verde".

Entre os temas a serem discutidos estão o próprio desenvolvimento sustentável,  o conceito de economia verde, assuntos relativos a florestas, oceanos, a crise econômica global e seus reflexos sobre o G-20, e os conflitos socioambientais nos Estados Unidos e na Europa.

Confira a programação da Cúpula dos Povos.

Fonte:
G1, Globo.com


15 de junho de 2012