GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Cultivar alimentos em apartamentos agora é simples


Diferente do sistema de agricultura tradicional, o sistema Windowfarms é pequeno e possibilita o cultivo de várias plantas ao mesmo tempo. Desempenhado para ser colocado na janela, o sistema permite  que as mudas tirem vantagem da luz natural em abundância e da temperatura mais controlada no interior da habitação.

Britta Riley foi quem desenvolveu o sistema após ler um artigo no New York Times sobre como cultivar seu próprio alimento. Primeiramente, ela construiu o sistema com garrafas de água usadas que serviam de vasos e continha dois reservatórios,  um superior e um inferior, que canalizavam os líquidos ricos em nutrientes ao longo dos vários recipientes. Uma bomba de ar envia os nutrientes para o topo a intervalos de tempo regulares controlados por um temporizador. O líquido que escorre pela coluna alimenta cada vaso à sua passagem e o excedente entra novamente no reservatório inferior para ser reutilizado.

A manutenção também é bem simples e só necessita de água uma vez por semana. Como a bomba apenas é activada algumas vezes por dia o sistema não precisa de muita energia para funcionar.

O Windowfarms tem sofrido algumas alterações desde o primeiro protótipo para melhorar a sua capacidade de produção e eficiência energética. Os novos kits deste produto também são fáceis de montar  e as garrafas de plástico usadas foram substituídas por vasos de plástico reciclável.

Saiba mais:
Windowfarms


06 de dezembro de 2011