GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Copo menstrual é ecológico e substitui absorvente


O copo menstrual é um artefato ecológico de silicone que, inserido no canal vaginal, retém o fluxo e é reutilizável. Cada copo menstrual substitui centenas de absorventes que, descartados, levam um século para se decompor no meio ambiente. O produto já é famoso em algumas regiões do mundo como a Europa, o Canadá e os Estados Unidos, e agora começa a conquistar as mulheres modernas do Brasil.

 
A utilização do produto pode parecer um pouco estranha, mas quem esta acostumada a usar tampões internos é bem simples. Segundo a ginecologista Tânia Valladares Andriolli, o copinho de silicone fica preso pela ação do vácuo e pelos músculos vaginais, o que impede o vazamento do fluxo menstrual sem causar incômodo.
 
Com capacidade para cerca de 30 mililitros, o copo menstrual consegue conter o sangue por até 12 horas, mas isso vai depender do fluxo da mulher. Apesar de agüentar bastante, é recomendável a troca a cada oito horas. 
 
No termino da menstruação, basta higienizar bem o coletor (deixar de molho em água fervente por alguns minutos) e guardá-lo no local que geralmente acompanha o produto. Lembre-se que para manusear é importante lavar bem as mãos.
 
O copinho menstrual é uma alternativa mais higiênica e segura que os absorventes tradicionais se usado corretamente, pois não seca e nem abafa a vagina. Essa característica ajuda a inibir a proliferação de fungos e bactérias.
 
Saiba mais:


23 de novembro de 2011