GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

COP 17 finaliza com novos desafios e projetos futuros


A Conferência Climática da ONU (COP 17) foi encerrada neste último domingo, 11, em Durban, na África do Sul. A reunião serviu para que os países estabelecessem novos acordos e projetos futuros de redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Esquematizada para ser encerrada na sexta- feira, 9, a conferência acabou sendo prolongada por causa da dificuldade das negociações, entre elas a prorrogação do Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Após grandes esforços, principalmente da União Europeia, o acordo que determina a obrigatoriedade na redução das emissões de países desenvolvidos, foi prolongado até 2017. As metas de mitigação variam de 25 a 40%, em relação aos níveis de emissões de 1990.

A reunião destacou algumas novidades, como por exemplo, a aceitação da proposta de um acordo futuro em que todos os países sejam obrigados a cumprirem metas de redução. Os Estados Unidos, China e Índia, três países que não tinham interesse em se comprometer com o Protocolo de Kyoto, aceitaram fazer parte desta nova regulamentação, que deve tomar forma nos próximos anos.

O Fundo Verde, que determina a ajuda financeira dos países ricos para ações de adaptação e combate às mudanças climáticas em países emergentes, também saiu do papel. A Coreia do Sul foi a primeira a manifestar a ajuda para o início do funcionamento do projeto, que ainda tem seu sucesso considerado uma incógnita.

Saiba mais:
Globo.com


13 de dezembro de 2011