GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Consumo consciente entre brasileiros precisa ser incentivado


Às vésperas de um dos eventos mais importantes relacionado ao meio ambiente e sustentabilidade, a Rio+20, estudo mostra que consumo consciente no país está em crise. A Fecomércio-RJ publicou nesta quarta-feira um estudo que analisa o consumo por parte dos brasileiros. Chamado de Pesquisa Nacional de Consumo Consciente 2012, o documento revela que, comparado a 2007, o percentual de consumidor que se preocupava em utilizar sobras de refeição para fazer nova refeição, por exemplo, teve queda de 67%.

 


Outra questão também foi levada em conta para se chegar à conclusão: lavar a calçada com água de mangueira. Há cinco anos, 24% dos pesquisados diziam que recorriam a isso para limpar as calçadas. Neste ano, o número subiu para 27%. Entre os hábitos como fechar a torneira para escovar os dentes e apagar a luz ao sair de recinto, também houve queda: de 93% em 2007 caiu para 81% em 2012.

 


A Fecomércio constatou que 37% da população brasileira não leva em conta a preservação ambiental nas atividades do dia a dia. Tendo em vista a importância dessa questão para a sustentabilidade mundial, as discussões sobre economia verde e sobre como a forma de consumo pode mudar o futuro do planeta estarão em destaque durante a conferência das Nações Unidas, Rio+20.

 


Veja também: Economia verde


Fonte: Planeta Sustentável
 


15 de maio de 2012