GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Construções do Porto Sul podem causar contaminação de peixes por arsênio


 

Buscando maiores informações sobre os impactos ambientais que podem acontecer nas obras do Porto Sul, na Bahia, a Universidade Estadual de Santa de Santa Cruz (Uesc) realizou um estudo que mostra  o risco de contaminação marítima por arsênio. Pesquisadores alegam ainda que a construção do porto é uma ameaça às baleias-jubarte da região e que a análise de impactos ambientais (EIA-Rima) tem um diagnóstico incompleto dos problemas e não prevê soluções adequadas.
 
De acordo com o documento, a contaminação dos peixes por arsênio acontece por causa do acúmulo da substância que é muito utilizada nos agrotóxicos que combate a vassoura-de-bruxa no cacau, no leito marinho de Ilhéus. Considerado um metal pesado, o elemento pode ter sido levado ao oceano pela chuva e pelo rio Almada, que deve se dispersar na área com as obras de dragagem na região.
 
Além da contaminação dos animais marinhos, o arsênio pode causar sérios danos a saúde humana devido ao alto consumo do pescado naquela região. O metal pode ocasionar em diversos tipos de câncer a população local.
 
Fonte:


21 de maio de 2012