Construção de porto pode atrair tubarões para a costa de Recife

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A adolescente Bruna Gobbi, morta após o ataque de um tubarão na cidade de Boa Viagem, no Recife, poderia estar viva caso o porto de Suape não existisse. Segundo a presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de incidentes com Tubarões (Cemit) Rosângela Lessa, a incidência de ataques do animal na região aumentou por causa da construção do Porto de Suape. A instalação portuária no início dos anos 90 é a causa do desvio de rios e implosão de arrecifes, o que faz com que a espécie de tubarão cabeça-chata procure novos habitats e acabe passando pelas praias locais.

Outra espécie de animal que vem sendo atraída é a do tubarão tigre. Esses animais se guiam a partir de um radar, e quando estão em migração são atraídos pelas vibrações causadas pelos navios. Seguindo até o porto de Suape, eles são jogados em correntes marinhas que os empurram diretamente para as praias onde turistas, como a paulista Bruna, costumam se divertir.

O Ministério Público, em defesa da vida de turistas e habitantes que vão as praias a procura de diversão, quer impedir o banho de mar em áreas que sejam consideradas de risco. Juliana é a 24ª vítima fatal de ataques de tubarões nos últimos 21 anos na região metropolitana de Recife. No dia do ataque, o barco usado para o monitoramento e captura de tubarões na costa da cidade encontrava-se estacionado há no mínimo sete meses.

Fonte:
Fantástico
Eco D 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário