Consciência com gosto de chocolate

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Esse mês foi cheio de novidade e divertimento. Fui a um laboratório de pesquisa da UFRJ, assisti, no Instituto Europeu de Design, a um documentário sobre o problema do lixo marinho e encontrei a sustentabilidade em uma fábrica de Brownie… vou contar-lhes tudo.

No laboratório estavam estudando corais e modos de protegê-los da poluição nos oceanos pois milhares deles estão morrendo. Os corais servem de abrigo para vários tipos de vida: algas, peixes e moluscos. A morte deles vêm causando a destruição de inúmeros ecossistemas devido ao desequilíbrio ecológico. Adorei a visita pois descobri muitas coisas que não sabia sobre essa forma de vida que antes não era de meu interesse. Ainda recebi um livro sobre os corais que habitam a costa brasileira onde eu poderei aprender mais.

A preservação também foi o tema do documentário. Fiquei chocado quando citaram o lixão do Pacífico, uma aglomeração de lixo do tamanho aproximado da região Sudeste. Esse lixão é formado pelos resíduos que são jogados no mar e são levados por correntes. Nessa aglomeração forma-se vida que come ou fica presa nos detritos e morre. Falaram que a melhor solução para isso é a diminuição do descarte e …. isso é feito pela fábrica de Brownie. Vi que eles recolhem as embalagens já utilizadas e encaminham-nas para a reciclagem, evitando a produção desnecessária de resíduos. Observei que também transformam palets que seriam descartados em móveis e decoração.

O produtor deve produzir com consciência e o consumidor deve consumir com consciência. Todos temos que nos unir na missão de salvar o mundo.

Quase esqueci de avisar: foi meu aniversário de 11 anos. Obrigado por lerem a minha coluna com tanto carinho. Aconteceu um milagre, minha mãe não falou nenhuma besteira durante a produção deste texto (mas não resistiu aos Brownies)!!! Até a próxima.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário