Conheça as dez cidades líderes em sustentabilidade urbana ao redor do mundo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Pensando em como as ideias inovadoras podem mudar o mundo e a forma como sobreviveremos no futuro, o Grupo de Cidades Líderes pelo Clima (C-40) e a Siemens criaram o prêmio Leadership Awards, que premia as cidades com base em iniciativas específicas da sustentabilidade. Veja agora quais são as dez cidades mais respeitadas no quesito sustentabilidade, e também a atitude que elas tomaram para melhorar a vida de sua população e a forma com que a mesma lida com o meio ambiente:
 
“MELBOURNE: Construções eficientes
 
Melbourne, na Austrália, venceu na categoria Construções Eficientes, devido ao seu programa de construções sustentáveis que oferece financiamento aos gerentes e proprietários que utilizam práticas de economia de energia e água nas edificações.​​
 
COPENHAGUE: Plano de redução de emissões
 
Mundialmente conhecida como a “cidade das bicicletas”, a capital dinamarquesa tem um ambicioso plano climático que pretende tornar a cidade completamente neutra em carbono até 2025. Se for bem sucedida e reduzir as emissões de 400 mil toneladas, Copenhague será a primeira capital neutra de carbono no mundo.
 
CIDADE DO MÉXICO: Qualidade do Ar
 
A capital mexicana pode não ser a primeira cidade que vem à sua cabeça quando pensa sobre ar limpo, até porque já foi considerada a mais poluída do mundo, contudo, um programa cortou drasticamente as emissões de CO2 e poluição do ar nos últimos 20 anos, com medidas que vão desde a redução de emissões de veículos à contenção da expansão urbana. É a prova de que um plano sólido pode melhorar significativamente a qualidade do ar.
 
MUNIQUE: Energia Limpa
 
Munique recebeu o prêmio Green Energy para a sua iniciativa que busca suprir a cidade com 100% de fontes renováveis de energia ​​até 2025. Até agora, o centro urbano alemão já atingiu 37%, sendo que a meta para 2015 é alcançar 80%, graças aos projetos eólicos previstos.
 
RIO DE JANEIRO: Comunidades Sustentáveis
 
Única cidade do Brasil na lista, o Rio de Janeiro foi reconhecido na categoria Comunidades Sustentáveis, por meio do seu plano de revitalização urbana para”formalizar” e reurbanizar todas as favelas do Rio de Janeiro em 2020, com uma combinação de melhor paisagismo, infraestrutura, ferramentas educacionais e muito mais – um movimento que vai ajudar na saúde e bem-estar dos 20% da população que vivem nesses assentamentos.
 
NOVA YORK : Adaptação e Resiliência
 
Nova York, que sofreu recentemente com os efeitos da supertempestade Sandy, venceu na categoria Adaptação e Resiliência devido ao seu plano de ação (orçado em US$ 20 bilhões) que consiste em 250 ambiciosas iniciativas de resiliência de infraestrutura por meio de uma série de áreas, incluindo transporte, telecomunicações, parques, seguros e edifícios.
 
SÃO FRANCISCO : Gestão de Resíduos
 
A cidade norte-americana levou o prêmio de Gestão de Resíduos em razão de um programa de desperdício zero, criado há 11 anos, que recicla 80% do lixo enviado para aterros. Em 2020, São Francisco espera chegar a 100%, uma meta que parece bastante possível. O sucesso do projeto se deve vários fatores: a uma lei severa que obriga todo cidadão a fazer triagem do lixo; a metas rígidas para a empresa que faz a coleta, como, por exemplo, recolher um volume mínimo de lixo; e a um incentivo financeiro para quem separa corretamente o que joga fora.
 
CINGAPURA: Infraestrutura Inteligente
 
Cingapura foi reconhecida devido ao seu Sistema de Transporte Inteligente, que é composto por dados de tráfego em tempo real, táxis equipados com GPS e até um mecanismo eletrônico de coleta de pedágio. O resultado: Cingapura tem taxas de congestionamento mais baixas do que a maioria das cidades.
 
TÓQUIO: Economia e Finanças
 
A capital do Japão venceu na categoria Finanças e Desenvolvimento Econômico por conta do lançamento do primeiro sistema de cap and trade do mundo, lançado em 2010. Hoje, a iniciativa conta com 1.100 instalações participantes, que reduziram as emissões em um total de 13% na cidade e impediram a liberação de mais de 7 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.”
 
Fonte:
MSN 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário