Conferência debaterá paisagens e biodiversidade

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), implementado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, será apresentado na abertura 21ª Conferência Anual sobre Florestas Tropicais, promovida pela Universidade de Yale, em New Haven, Estados Unidos.



O evento ocorrerá de 29 a 31 de janeiro e debaterá a conservação da biodiversidade e das paisagens por meio da governança do uso da terra no planejamento estratégico.



A abertura do evento será feita pelo secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Bráulio Dias, na presença de representantes do setor privado, organizações não governamentais, órgãos de governo, fundações e universidades.



Considerando o tema paisagens e biodiversidade, o Planaveg do MMA será apresentado pelo diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza.



O Capítulo da Sociedade Internacional de Florestas Tropicais de Yale (ISTF, na sigla em inglês) dedica-se ao avanço dos estudos sobre conservação das florestas tropicais na Escola de Estudos Florestais e do Meio Ambiente da universidade. 



A Conferência Anual sobre Florestas Tropicais é promovida pela Universidade deYale desde 1989 e integra uma rede de profissionais de recursos naturais relacionados com a gestão dos recursos tropicais.



O ISTF é considerado um fórum para estudantes com interesses e experiências ligadas à conservação dos recursos naturais e à gestão do desenvolvimento econômico. O tema escolhido para a conferência deste ano, paisagens e biodiversidade, decorreu do aumento da taxa de perda da biodiversidade, a partir de rápida conversão do uso da terra nos trópicos, e da necessidade urgente de se adotar uma nova abordagem sobre conservação da paisagem.



A estratégia consiste em reunir múltiplos esforços para adoção de mecanismos de governança e planejamento do uso do solo. O objetivo é facilitar a conservação da biodiversidade em todas as paisagens de uso múltiplo dominadas pelo homem.



Especialistas convidados apresentarão painéis sobre como conciliar a conservação com diferentes usos da terra; as formas de se desenvolver mecanismos de governança eficazes; como melhorar a sustentabilidade financeira na conservação da paisagem; e as possibilidades de se aproveitar dados, tecnologias e ferramentas de planejamento da paisagem.

 
Saiba mais no site do Ministério do Meio Ambiente.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário