GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Condomínios Sustentáveis


Muitas vezes o conceito de “meio ambiente” é entendido de maneira superficial. Meio ambiente não se limita à fauna e flora. Em uma visão mais alargada e complexa, podemos compreender que nós, seres humanos, também fazemos parte desse meio ambiente e, por conseguinte, tudo o que construímos também.

As construções sustentáveis estão começando a ter seu espaço no Brasil. Condomínios inteiros já se adéquam às normas da sustentabilidade. O Brasil já é o quinto na lista dos países com prédios sustentáveis. Contamos atualmente com 26 empreendimentos residenciais em processo de certificação junto as duas únicas instituições no país que concedem o título de "construção verde".

 



A água da chuva é recolhida em calhas para ser reaproveitada na irrigação do jardim. O óleo que fritou o bife no almoço, em vez de ser jogado pela pia abaixo, vai para um duto de coleta próprio, de onde segue para reciclagem. Medidores de água são individuais e a energia que aquece o banho e a piscina vem de fontes renováveis, como painéis solares.

Os benefícios vão além do simples cuidado com meio ambiente, eles refletem positivamente no bolso do consumidor. Apesar de custarem mais caro no começo (entre 5% e 7%), os edifícios sustentáveis garantem economias consideráveis na conta de luz e no condomínio de até 40%.

Em entrevista à Exame, engenheiro civil e diretor da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira  diz que "Os consumidores finais estão cada vez mais exigentes e buscam prédios com o selo". A Inovatech é a consultoria responsável pelo condomínio True Chacará Klabin, primeiro residencial de São Paulo a receber a certificação Aqua.

 

fonte: Exame.com


10 de março de 2011