Condomínio em São Paulo se guia pela sustentabilidade e pela felicidade dos moradores

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O condomínio Granja Viana II fica próximo de Cotia, e logo quando se chega é recebido por simpáticos moradores que lá habitam, e que têm como pilar principal do espaço a prática da sustentabilidade.

O espaço tem excelentes opções para quem mora, como academia, quadra de esportes, pista de skate, slackline, parques infantis, lago, dentre outros. Mas o que nos chamou a atenção foi quando o então presidente dos condôminos disse que há pouco mais de dois anos começou a implementar uma gestão baseada na felicidade. E que tudo o que era conversado nas reuniões de moradores era norteado pela pergunta: “isso vai trazer felicidade às pessoas?”.

De lá para cá foram plantadas mais de 2 mil árvores, espaços comunitários criados e o mais importante: o sentimento de comunidade instaurado nos moradores.

Com tantas árvores, eles conseguem produzir lenha para usar em fogueiras e fornos artesanais, e as folhas e pequenos galhos que caem delas, são usadas posteriormente como adubo para a horta orgânica comunitária. Tem também a estufa coletiva, onde as pessoas deixam e pegam mudas de plantas, e uma biblioteca do condomínio, que de tanto sucesso ganhou acervo também de revistas e DVDs. Existem ainda as festas mensais, onde todos os moradores levam comida e bebida de casa e celebram juntos.

 

O bacana é ver que, além da preocupação ambiental visível, o senso de comunidade está totalmente presente, o que consequentemente torna os moradores mais receptivos, ativos e respeitadores, do meio ambiente, e uns dos outros.

Fonte:
RPA

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário