GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Comprovantes de cartão de crédito: reciclar ou não?


 

Reciclar é uma prática bastante relevante ao meio ambiente, mas nem todos os materiais reaproveitáveis são sustentáveis. Um deles é o comprovante do cartão de credito, pois é feito com um tipo de papel chamado termo-sensível. 
 
Esta categoria de papel contém bisfenol-A (BPA) em sua composição, que segundo informações da Pollution Prevention Resource Center podem alterar a ação dos hormônios da tireóide, a liberação de insulina pelo pâncreas, bem como os de propiciar a proliferação das células de gordura. 
 
Normalmente, a contaminação se dá pela ingestão, pois o BPA se desprende dos recipientes plásticos e acaba contaminando o alimento. Uma pesquisa publicada pela Analytical and Bioanalytical Chemistry, mostrou que no caso dos papéis termo sensíveis, a contaminação pode ocorrer pelo contato com a pele. 
 
Conclusão
 
O melhor é evitar a impressão de extratos e comprovantes.  Basta acessar o site do banco ou solicitar comprovações de débito por SMS. Apesar de ser reciclável, não é viável utilizar esse processo com o papel termo-sensível porque ele poderia liberar BPA na reciclagem e contaminar outros materiais.
 
Fonte:


16 de março de 2012